Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

o que é personalidade?

Uma das idéias básicas de Sartre é que não temos essência.A gente nunca sabe quem a gente "é"... talvez so teremos essencia depois q morrermos... sabe por que? Porque aí paramos de agir e de se transformar.

Personalidade é um conceito meio armadilha. Foi feito pra orientar, mas se a gente deixar, a gente fica preso por ele, achando que está vendo o unico mundo, quando na verdade nao passa da imagem de mil pessoas.

O que dá forma as atitudes de uma pessoa é uma junção de elementos. Nao somente as experiências passadas, nossa história, mas também nosso contexto historico nesse exato momento, algo q nos influencie concretamente. Posso viver até um tempo x achando e me vendo de um jeito, me comportando nessa mesma linha, mas às vezes por causa de uma pequena escolha em um segundo, posso mudar toda a minha perspectiva com relação a essas coisas.

A melhor "definição" que já li sobre personalidade é que ela é o conjunto de modos mais ou menos constantes de uma pessoa agir. A parte interessante desse contorno é exatamente o "mais ou menos": algumas coisas permanecem por algum tempo, outras permanecem por mais tempo, outras são formas de agir que duram um período curtíssimo, mas que mesmo assim nos dão um contorno para nossa subjetividade, para nossa consciência, ao menos em um determinado momento.

Um comentário:

  1. Exatamente, ao meu ver todos possuem um "padrão" a seguir, porém nem sempre ele é respeitado... Como uma forma de vc expandir suas noções, podendo conhecer cada lado do quadrado.

    ResponderExcluir

Pinte sua tela..!